Ministério da Saúde confirma primeiro caso de reinfecção por coronavírus no Brasil

Da Redação, com BandNews FM

Caso de reinfecção aconteceu em Natal Rawpixel
Caso de reinfecção aconteceu em Natal
Rawpixel

O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus. O caso é de uma profissional da área da saúde, de 37 anos, que mora em Natal, no Rio Grande do Norte. 

Ela teve a doença em junho, curou-se e teve resultado positivo novamente em outubro - 116 dias depois do primeiro diagnóstico. 

A Secretaria de Vigilância em Saúde da pasta recebeu, no último dia 9 de novembro, um relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz do Rio de Janeiro contendo os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas de um caso suspeito de reinfecção da doença pelo coronavírus. 

No laboratório, houve a confirmação dos resultados via metodologia de RT-PCR em tempo real.

As análises realizadas permitem confirmar a reinfecção pelo vírus SARS-CoV-2, após sequenciamento do genoma completo viral que identificou duas linhagens distintas. 

No intervalo entre as duas amostras, foi realizada uma coleta em 8 de setembro de 2020, que apresentou resultado não detectável pela metodologia RT-PCR em tempo real, realizado no Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

A amostra não detectável não foi encaminhada ao Laboratório de Referência Nacional.

O Ministério da Saúde alerta que o caso reforça a necessidade da adoção do uso contínuo de máscaras, higienização constantes das mãos e o uso de álcool em gel.

Mitre: O vírus ataca com mais força, a vacina vai chegando

Mais notícias

Carregar mais