Ministério da Saúde amplia público-alvo da vacina contra a dengue

Pasta autoriza estados a atualizar a recomendação, para remanejar doses com prazo de validade iminente

Vacina contra dengue é ampliada
Arquivo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde publicou uma nota que autoriza estados e o Distrito Federal a ampliar o público-alvo da vacina contra a dengue. Assim, a pasta também autoriza o remanejamento de doses para novos municípios com doses que tenham prazo de validade iminente. 

A iniciativa tem o objetivo de garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população, ampliando a proteção contra a doença. Agora, a faixa etária que pode receber as doses vai de 6 a 16 anos, para doses com dois meses de validade. 

Já as vacinas que completarem um mês de validade poderão abranger a faixa etária de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade. A expansão deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município. 

A mudança também é devido à baixa adesão da vacina. Em 2024, o Ministério da Saúde enviou 6,5 milhões de doses aos estados e municípios, mas apenas 3,8 milhões foram aplicadas no público alvo, de 10 a 14 anos. Assim, a pasta agora tenta mobilizar a população a se proteger contra a dengue. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.