
O presidente da Lituânia, Gitanas Nausėda, afirmou nesta segunda-feira (31/03) que três dos quatro soldados dos EUA que desapareceram no país na última semana foram encontrados mortos, enquanto a busca pelo quarto militar continua.
Os quatro soldados participavam de um exercício de treinamento tático em uma grande área de treinamento na cidade de Pabrade, no leste da Lituânia, a apenas 10 quilômetros a oeste da fronteira com Belarus. Eles compunham a 1ª Equipe de Combate da Brigada Blindada, 3ª Divisão de Infantaria e serviam no estado americano da Georgia.
"Foi com profunda tristeza e pesar que recebi a notícia da trágica perda de três soldados americanos [...]. A operação de busca e resgate continuará até que o quarto soldado seja encontrado", escreveu Gitanas Nauseda em um post no X.
Veículo blindado recuperado de pântano
Os militares foram dados como desaparecidos nas primeiras horas da manhã de terça-feira, dia 25 de março, informou o Exército dos EUA.
O exército e a polícia da Lituânia lançaram uma operação de busca conjunta com militares americanos.
O veículo usado por eles, um blindado de recuperação M88 Hercules, foi localizado já no dia seguinte, submerso em cerca de 5 metros de água e lama em uma área pantanosa.
Contudo, o tipo de terreno, semelhante à argila, dificultou o trabalho da equipe de resgate, que levou dias para conseguir retirar o veículo do local. Foram usados guindastes, uma bomba de drenagem e 30 toneladas de cascalho para puxar o M88 Hercules para fora do pântano.
Centenas de tropas locais e estrangeiras e outras equipes de resgate, incluindo engenheiros e mergulhadores, estiveram envolvidas na operação de resgate.
No entanto, a recuperação do blindado não esclareceu inicialmente o destino dos quatro soldados americanos que estavam a bordo. O Ministério da Defesa da Lituânia disse que a investigação ainda está em andamento.
"Após a conclusão da operação para remover o veículo blindado do pântano, a Polícia Militar da Lituânia e os investigadores dos EUA continuam seu trabalho no local", escreveu o ministério nas mídias sociais.
"Permaneceremos pacientes e concentrados enquanto eles coletam mais informações sobre a situação."
Mais de 1.000 soldados americanos estão estacionados na Lituânia, membro da Otan e da União Europeia, em uma base rotativa.
As relações da Lituânia com a Rússia e com Belarus, um aliado próximo de Moscou, se deterioraram com a invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia em 2022.