Milei envia carta para Lula em que recusa a participação da Argentina no Brics

Na carta, Milei deixou claro que o atual governo revisaria medidas tomadas pela gestão de Alberto Fernández, o que inclui a entrada no Brics a partir de 1º de janeiro

Band Brasília

Milei recusa participação da Argentina no Brics
Reuters/Agustin Marcarian

O presidente da Argentina, Javier Milei, escreveu uma carta para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para informar a retirada do país do Brics. A nação sul-americana passaria a ser membro oficial do bloco expandido a partir de 1º de janeiro de 2024. 

Em agosto de 2023, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul convidou, além da Argentina, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos para integrarem o bloco.

Na carta, Milei deixou claro que o atual governo argentino revisaria medidas tomadas pela gestão de Alberto Fernández, amigo de Lula. Ao mesmo tempo, o político considerado de ultraliberal informou que segue com o interesse de intensificar as relações bilaterais com o Brasil.

“Desejo destacar o compromisso do meu governo com a intensificação dos laços bilaterais com o seu país [Brasil], em particular o aumento dos fluxos de comércio e investimento”, escreveu Milei.

Durante a campanha, Milei fez críticas a governos que integram o Brics, inclusive à China e ao Brasil. Dada a repercussão, ainda no segundo turno, o candidato amenizou a situação ao dizer que os empresários argentinos poderiam negociar com quem quisessem.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.