Internacional

Mercosul condena tentativa de golpe na Bolívia e presta solidariedade a Arce

Em comunicado, o bloco afirmou que o ato descumpre os princípios internacionais da vida democrática e, particularmente, do Mercosul

Da Redação com Agência Brasil

Mercosul condena tentativa de golpe na Bolívia e presta solidariedade a Arce
REUTERS/Ricardo Moraes

Os países-membros do Mercosul manifestaram nesta quinta-feira (27) “profunda preocupação e enérgica condenação” à tentativa de golpe sofrida pelo governo da Bolívia. Em comunicado, os Estados e associados afirmam que o ato descumpre os princípios internacionais da vida democrática e, particularmente, do Mercosul.

Atualmente, o Mercosul é formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Os estados associados são Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

“Em consonância com os princípios do Direito Internacional, rejeitam qualquer tentativa de mudança de poder por meio da violência e de forma inconstitucional que atente contra a vontade popular, soberania, autodeterminação dos povos e que vulnerabilize a estabilidade política e social do país irmão”, declarou o bloco em comunicado.

Os membros do Mercosul também expressaram solidariedade e apoio irrestrito à institucionalidade democrática do governo constitucional do presidente Luis Arce e suas autoridades democraticamente eleitas.

“Os Estados Partes do Mercosul e Associados expressam sua solidariedade e irrestrito apoio à institucionalidade democrática do governo constitucional do presidente Luis Arce e suas autoridades democraticamente eleitas, e exortam a manutenção da democracia e a plena vigência do estado de direito”, finalizou. 

A Bolívia encontra-se em processo final de ingresso no bloco, o que deve ser formalizado na próxima Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, em Assunção, no Paraguai, nos dias 7 e 8 de julho. Todos os países já ratificaram a entrada da Bolívia no Mercosul, inclusive o Brasil.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais