Menções positivas ao Brasil no exterior dobram nos primeiros 100 dias de governo

Maioria dos textos sobre o país tiveram tom neutro, mas especialista avalia que imagem é mais positiva

Por Luiza Lemos

Menções positivas ao Brasil no exterior dobram nos primeiros 100 dias de governo
Lula e Joe Biden
Reprodução/Ricardo Stuckert

Os primeiros 100 dias do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tiveram boa impressão para a mídia estrangeira. Segundo a nova pesquisa do Índice de Interesse Nacional, lançado nesta quinta-feira (13), desde que a nova presidência chegou ao poder, uma em cada cinco menções era favorável ao Brasil. 

Pelo menos 20% de todas as menções ao Brasil na mídia internacional foram positivas, ante a 11% dos seis meses do governo de Jair Bolsonaro (PL) em 2022. O percentual também passa os 15% de menções positivas registrados no ano anterior. 

A proporção de textos negativos sobre o Brasil foi de 33%, seis pontos percentuais abaixo dos 39%, registrados no governo Bolsonaro em 2022. A maioria negativa seria justificada pelos atos criminosos de oito de janeiro, segundo Daniel Buarque, editor-executivo do portal Interesse Nacional, que realiza a pesquisa. 

“Na semana após a invasão a prédios dos três poderes e de toda a destruição deixada fez o Brasil ter um destaque quatro vezes maior do que o normal, quase sempre com um tom negativo sobre a tentativa de golpe, o radicalismo da extrema-direita e a polarização política no país", pontua Daniel. 

Segundo ele, o tom negativo durou exatas três semanas, mas houve uma exposição positiva da democracia brasileira. “Foi forte o suficiente para sobreviver aos ataques e se manter estável apesar das turbulências --especialmente pelo contato de Lula com presidentes estrangeiros, como na visita a Joe Biden, nos EUA”, analisa. 

A média de matérias que citam o Brasil também aumentou em comparação com o governo anterior. Desde janeiro, foram coletadas e analisadas 1.066 reportagens que mencionam o Brasil. Isso mostra uma média de 76 menções por semana, seis a mais que a média registrada ao longo do primeiro ano da pesquisa. Antes da cobertura das eleições, a média era de 57 por semana. 

Pela análise da pesquisa, a melhora da imagem do Brasil demonstra um otimismo do exterior com o governo atual. Para Daniel Buarque a pesquisa mostra que há um retorno da credibilidade do país ante ao exterior. “Agora é o momento de tentar construir credibilidade a partir de políticas que valorizem mais do que estereótipos de imagem e que usem pontos fortes do país para buscar reconhecimento global. Este é o caso da diplomacia ambiental, área em que o país pode se destacar", indica. 

"O trabalho atual do governo para alegar que "o Brasil voltou" começa a dar algum resultado positivo na imprensa internacional, então pode ajudar o país a melhorar seu prestígio no mundo", afirma o coordenador da pesquisa. 

Para Daniel, a pesquisa também mostra que o crescimento do tom positivo dá a possibilidade do Brasil reconstruir o lugar de destaque que tinha na política global. “Desde 2019, da perspectiva de grandes potências e do Ocidente exceto pelo período em que Trump ainda era presidente dos EUA, o país realmente se aproximou da situação de pária internacional, como defendido pelo ex-chanceler Ernesto Araújo”, analisa. 

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