O governo de São Paulo mantém a previsão de crescimento econômico de 7,6% no estado em 2021, mesmo com o temor de racionamento de energia elétrica no Brasil.
O secretário estadual da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, afirma que a antecipação da vacinação contra a Covid-19 vai ajudar a melhorar a confiança na economia.
No último domingo, o governador João Doria (PSDB) prometeu que todos os adultos que moram no estado de São Paulo vão receber a primeira dose até setembro.
Em entrevista nesta quinta-feira (17) à rádio BandNews FM, Henrique Meirelles disse que ainda não é possível medir o impacto desse anúncio na economia, mas que certamente é positivo.
“A economia é feita de realidade, mas também de expectativa. No momento em que se anuncia uma antecipação do programa de vacinação, não há dúvidas de que as expectativas melhoram, o nível de confiança na economia melhora”, afirmou Meirelles.
O ex-presidente do Banco Central acredita que medidas adotadas pelo governo federal e a população ainda podem evitar um apagão como o de 2001 no Brasil.
O ex-ministro da Fazenda sugere incentivos para o uso de energia elétrica fora dos horários de pico, principalmente, por parte de indústrias que podem fazer adaptações na produção.
Entre julho de 2001 e fevereiro de 2002, a população brasileira teve de reduzir o consumo de energia em 20%, sob pena de pagar multas na conta de luz.
O país vive no momento a pior seca em 100 anos, o que derruba os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas.