Saiba o que foi a meditação para baixar o dólar que aconteceu na Argentina

Durante programa da TV aberta do país, jornalista se sentou em cima da bancada e puxou ritual para diminuir o valor da moeda norte-americana

Da redação

Saiba o que foi a meditação para baixar o dólar que aconteceu na Argentina
Apresentadora da TV argentina puxou meditação ao vivo para baixar dólar blue
Reprodução

Na Argentina, uma apresentadora de televisão puxou uma roda de meditação ao vivo na terça-feira (25), com o intuito de baixar o dólar. No dia, a cotação informal da moeda americana ultrapassou os 490 pesos -  o que dá quase R$11. Veja as imagens abaixo.

No programa "Algo a contar", do canal IP da TV aberta argentina, a jornalista Agustina Kämpfer se sentou na bancada e fez a brincadeira com colegas, que começaram a meditar ao lado de um incenso para baixar a cotação do dólar blue (saiba o que é abaixo).  

A atitude foi alvo de críticas, nas redes sociais e na televisão. No programa "Sócio do Espetáculo", do canal aberto El Trece, o apresentador Rodrigo Lussich apontou, ironicamente, que a jornalista foi companheira de um ministro da Economia.

Agustina teve um relacionamento com Amado Boudou, que foi vice-presidente de Cristina Kirchner de 2011 a 2015 e comandou o Ministério da Economia e do Trabalho da Argentina de 2009 a 2011.

O que é o dólar blue?

A Argentina tem várias cotações de dólar. O blue é o paralelo - também chamado de clandestino em outros países, por ser usado no mercado ilegal.

Mas, no país sul-americano, apenas entidades financeiras ou de comércio exterior tem acesso ao dólar oficial, com a cotação determinada pelo Banco Central do país.

Os cidadãos não tem acesso legal à moeda americana e o dólar blue virou uma referência. Essa modalidade determina o valor de bens e serviços cobrados em pesos. Argentinos compram a moeda para se proteger da inflação - que, em março, chegou a 104,3%. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais