Na Argentina, uma apresentadora de televisão puxou uma roda de meditação ao vivo na terça-feira (25), com o intuito de baixar o dólar. No dia, a cotação informal da moeda americana ultrapassou os 490 pesos - o que dá quase R$11. Veja as imagens abaixo.
No programa "Algo a contar", do canal IP da TV aberta argentina, a jornalista Agustina Kämpfer se sentou na bancada e fez a brincadeira com colegas, que começaram a meditar ao lado de um incenso para baixar a cotação do dólar blue (saiba o que é abaixo).
A atitude foi alvo de críticas, nas redes sociais e na televisão. No programa "Sócio do Espetáculo", do canal aberto El Trece, o apresentador Rodrigo Lussich apontou, ironicamente, que a jornalista foi companheira de um ministro da Economia.
Agustina teve um relacionamento com Amado Boudou, que foi vice-presidente de Cristina Kirchner de 2011 a 2015 e comandou o Ministério da Economia e do Trabalho da Argentina de 2009 a 2011.
O que é o dólar blue?
A Argentina tem várias cotações de dólar. O blue é o paralelo - também chamado de clandestino em outros países, por ser usado no mercado ilegal.
Mas, no país sul-americano, apenas entidades financeiras ou de comércio exterior tem acesso ao dólar oficial, com a cotação determinada pelo Banco Central do país.
Os cidadãos não tem acesso legal à moeda americana e o dólar blue virou uma referência. Essa modalidade determina o valor de bens e serviços cobrados em pesos. Argentinos compram a moeda para se proteger da inflação - que, em março, chegou a 104,3%.