Covid-19: Variante Delta e aumento no número de casos mantêm restrições no Rio

Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde, pede cautela antes de reabertura

Da Redação, com BandNews TV

A Prefeitura do Rio de Janeiro prorrogou a adoção de medidas restritivas contra o novo coronavírus até 23 de agosto. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a iniciativa reforça o combate à variante Delta do vírus na cidade.

“Nessa semana, começou a haver um aumento no número de casos da variante Delta, coisa que a gente não via quatro semanas atrás, quando o número de casos vinha reduzindo”, explicou, em entrevista neste sábado (7) à BandNews TV.

“A gente já tinha uma preocupação muito grande com o inverno, período quando a gente tem mais casos de gripe acontece. Mas a variante delta, somado com o inverno, mudou nossa tendência de queda”, acrescentou.

O decreto da prorrogação foi publicado na edição desta sexta-feira (6) no Diário Oficial do Município. Segundo a Prefeitura, a tendência do aumento do número de casos mostrada em boletim epidemiológico levou à manutenção das restrições, ainda que os índices de hospitalizações e óbitos se mantenham em queda.

“Pequeno aumento importante (de casos confirmados de Covid-19) é um grande aumento. A gente vinha tendo redução. Isso é basicamente fruto da variante Delta”, afirmou o prefeito Eduardo Paes (PSD) na sexta-feira.

Segundo o boletim epidemiológico, o número de casos de Covid-19 tem aumentado nas últimas quatro semanas. Segundo as análises feitas no município, 45% das cepas em circulação no Rio são da variante Delta. Na última semana, 151 novos casos de diferentes variantes do vírus foram identificados na cidade, sendo 111 de moradores.

Por isso, segundo Soranz, toda iniciativa de reabertura na cidade precisa ser vista com cautela. “É um desejo muito grande. A gente precisa ter esperança de uma reabertura, de viver dias melhores. Mas ainda é um momento muito difícil”, disse o secretário.

“A prioridade do prefeito, da Prefeitura, é garantir a vida das pessoas, é garantir um ambiente seguro para abrir. A gente tem um planejamento de reabertura que depende da melhoria dos índices de Covid na cidade. Para isso, precisa se avançar na vacinação e em uma redução grande do número de casos. Nesse momento, o planejamento é para uma discussão um pouco mais para frente. O que a gente precisa agora é que as pessoas evitem se expor desnecessariamente, respeitem as medidas restritivas, utilizem máscara, que é isso que vai fazer a diferença para que a gente possa ter uma abertura segura no futuro”, acrescentou.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.