Médicos residentes excluídos da vacinação contra o coronavírus podem entrar em greve em São Paulo. A Rádio BandNews FM falou com profissionais de pelo menos três unidades de saúde: Ermelino Matarazzo, Campo Limpo e Tatuapé. As informações são da Milena Teixeira, da BandNews FM.
Uma delas, que atua no Hospital Ermelino Matarazzo e preferiu não se identificar, afirma que trabalha todos os dias entubando pacientes e que está completamente exposta ao vírus.
Outra residente, que trabalha no hospital do Campo Limpo, afirma que vai procurar as autoridades para saber os critérios de vacinação. O último dado mostra que 12.123 médicos cursavam residência no estado de São Paulo em 2017.
A Associação dos Médicos Residentes da USP chegou a enviar uma carta à Secretaria Estadual de Saúde. O texto manifestou o "descontentamento acerca do processo de vacinação dos médicos do Hospital das Clinicas".
"Nós vemos isso como um desrespeito àqueles que atuaram e atuam até hoje como peças fundamentais no enfrentamento à Covid-19 dentro do Hospital das Clínicas", diz parte da carta.
As secretarias estaduais e municipais foram procuradas, mas não houve retorno até o final da produção da reportagem.