Médico suspeito de omissão de socorro é alvo de ação no Conselho de Medicina

Paciente com câncer foi deixada sem atendimento enquanto o médico dormia no Hospital Federal do Andaraí, no Rio de Janeiro

Da Redação

Médico Arthur Vinícius de Andrade Reprodução
Médico Arthur Vinícius de Andrade
Reprodução

O Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro) abriu sindicância para apurar o caso de um médico acusado de omissão de socorro a uma paciente que morreu no Hospital Federal do Andaraí, na Zona Norte do Rio. O conselho informou que o processo corre em sigilo.

Na sexta-feira (2), o médico urologista Arthur Vinícius de Andrade foi preso em flagrante. De acordo com a investigação da Polícia Civil, responsável pelo setor, o profissional chegou a realizar um exame na paciente de câncer Elisângela Souza de Almeida, de 45 anos, e, mesmo após o resultado, não atendeu a mulher, porque tinha ido dormir.

Segundo a polícia, Elisângela só foi atendida após outra médica assumir o plantão. Ela tinha o quadro de saúde grave morreu minutos após começar a receber o tratamento correto.

Elisangela Souza de Almeida, de 45 anos, morreu na fila por atendimento no Hospital Federal do Andaraí Reprodução
Elisangela Souza de Almeida, de 45 anos, morreu na fila por atendimento no Hospital Federal do Andaraí.                   Foto: Reprodução

Em nota, o Conselho informou que a emergência da unidade de saúde não deveria funcionar com "porta aberta" já que, em 2019, após várias fiscalizações, foi interditada eticamente pelo órgão. No entanto, a unidade segue sem se adequar às normas exigidas.

O Conselho também encaminhou o caso da emergência ao Ministério Público. A rádio BandNews FM aguarda uma resposta do Ministério da Saúde sobre o caso.

Fiança 

O médico, cuja identidade não foi confirmada pelas autoridades, foi detido acusado de homicídio culposo, por omissão de socorro. Ele foi liberado depois de pagar uma fiança de R$ 10 mil. A Polícia Civil informou que o caso está sendo investigado pela 20ª DP (Vila Isabel). 

O médico Arthur Vinícius de Andrade Cesar — Foto: Reprodução
Médico Arthur Vinícius de Andrade. Foto: reprodução

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais