A médica Mariana de Lima Alves, que fez postagens ofensivas contra pacientes atendidos em Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, publicou nova mensagem para se retratar das agressões.
No fim de semana, ela reclamou em postagem no Twitter de uma paciente que procurou atendimento de madrugada, com infecção urinária. “Tem que ser muito filha de uma... para vir 1h da manhã”, escreveu na ocasião.
Nessa quarta-feira (25), a médica admitiu o erro, mas disse que a reclamação foi pelo “bem estar dos pacientes".
“Venho aqui me desculpar pelas mensagens sobre os meus plantões realizados no pronto socorro médico. Escrevi em desabafo em momento de estresse e cansaço”, escreveu nesta quarta no Twitter.
Ela afirmou que as mensagens ofensivas não retratam seu comportamento presencial. “Peço desculpas, principalmente porque amo minha profissão e meu contato diário com os pacientes. Atendo a todos que comparecem no pronto socorro com o máximo cuidado, dedicação e respeito, sempre buscando o melhor tratamento para os sintomas apresentados”, disse.
Mariana Alves continua a sequência te mensagens no Twitter dizendo que todos merecem ótimo atendimento.
“Reconheço ter errado, especialmente pela forma como escrevi as mensagens, mas ressalto que a forma de indignação foi pensando no bem estar geral dos pacientes. Entendo que todos mereçam ótimo tratamento e foi assim que sempre agi, porém sempre me preocupei que pessoas com sintomas que deveriam ser tratados em UBS e serviços ambulatoriais pudessem causar filas que gerassem risco ao atendimento de pessoas em situações de urgência/emergência”, postou.
Na terça-feira (24), a médica foi afastada do atendimento nas unidades públicas de saúde de Almirante Tamandaré. A prefeitura do município afirmou em nota que o comportamento “fere os princípios éticos do exercício da profissão”.
“Lamentamos profundamente o ocorrido. A conduta que conhecemos da Dra. Mariana de Lima Alves é diferente desta das publicações”, disse o comunicado da prefeitura. “Se comprovada conduta irresponsável, que fere os princípios éticos do exercício da profissão, a mesma será desligada da equipe de plantonistas”, continuou o texto.
Ofensas
No último fim de semana, postagens ofensivas da médica viralizaram nas redes sociais. Em uma delas, Mariana chegou a xingar um paciente que foi à UPA em busca de atendimento contra uma infecção urinária.
“Tem que ser muito filha de uma... para vir 1h da manhã ao pronto-socorro por conta de uma infecção urinária. Não tem outra expressão para descrever”, disparou a profissional.
Em outra publicação, Mariana questionou a ida de um paciente ao pronto-socorro durante um feriado. Segundo ela, a pessoa sentia os sintomas há mais de 30 dias.
“Gente, qual é a tara de vir ao pronto-socorro num feriado por uma coisa que você já está sentindo há mais de 30 dias”, continuou a médica.
Mariana Alves também está na mira do Conselho Regional de Medicina do Paraná, que anunciou, na última segunda-feira (23), a abertura de sindicância contra ela. A investigação está sob sigilo.
Nota da prefeitura de Almirante Tamandaré na íntegra
"Lamentamos profundamente o ocorrido. A conduta que conhecemos da Dra. Mariana de Lima Alves é diferente desta das publicações. Segundo os colegas sempre atendeu todos os pacientes com muito respeito e simpatia, sem reclamações por parte da população. Não tínhamos conhecimento destas publicações até o momento.
Informamos que a mesma é contratada através de uma empresa terceirizada e realiza plantões todas as terças-feiras na UPA de Almirante Tamandaré, mas, devido ao fato, está suspensa das atividades de atendimento na UPA 24h deste município, até que tudo seja esclarecido. Se comprovada conduta irresponsável, que fere os princípios éticos do exercício da profissão, a mesma será desligada da equipe de plantonistas".