Mauro Vieira viajará para países no Oriente Médio; Israel fica de fora

Segundo o Itamaraty, uma das pautas da viagem será a crise humanitária em Gaza e as perspectivas para acordo de cessar-fogo. Ministro visitará a Palestina, Jordânia, Líbano e Arábia Saudita

Da Redação

Ministro Mauro Vieira
Antônio Cruz/Agência Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, irá viajar para o Oriente Médio nesta sexta-feira (15). Segundo o Itamaraty, Ramallah, capital administrativa da Autoridade Nacional Palestina, será um dos destinos do chanceler. 

Além da Palestina, o ministro visitará Amã, na Jordânia, Beirute, no Líbano, e Riade, na Arábia Saudita. Nesses países, o chanceler terá encontros com seus homólogos em cada um dos locais. 

Uma das pautas será a crise humanitária que atinge a Faixa de Gaza e a população palestina, bem como as perspectivas para estabelecer um acordo de cessar-fogo e eventual retomada de “negociações voltadas a alcançar paz duradoura para o Oriente Médio”. 

Tratará, ademais, de questões regionais de relevância e interesse mútuo, em particular o conflito e a aguda crise humanitária que atingem a Faixa de Gaza e sua população, bem como as perspectivas para estabelecimento de um cessar-fogo e eventual retomada de negociações voltadas a alcançar paz duradoura para o Oriente Médio.

Segundo o Itamaraty, Mauro Vieira irá reiterar o compromisso do governo brasileiro com a solução de dois Estados, com Palestina e Israel convivendo em paz e segurança, dentro de fronteiras acordadas e internacionalmente reconhecidas. 

“Durante os encontros, o Ministro Mauro Vieira passará em revista os principais pontos da agenda bilateral do Brasil com os respectivos países, sobretudo em temas como cooperação técnica, comércio e investimentos”, informou o Itamaraty. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.