Cavaliere vence Mauricio de Sousa e é eleito para Academia Brasileira de Letras

Filólogo Ricardo Cavaliere vai ocupar a cadeira número 8, que era da escritora Cleonice Berardinelli

Da redação

Ricardo Cavaliere derrotou Maurício de Sousa
Reprodução

O filólogo Ricardo Cavaliere foi eleito nesta quinta-feira (27) como imortal da Academia Brasileira de Letras. Ele deve ocupar a cadeira número 8, que era da escritora Cleonice Berardinelli, morta em janeiro deste ano. Ele venceu, entre outros concorrentes, o cartunista Maurício de Sousa. 

Cavaliere foi eleito por 35 votos a dois, que foram para o criador da ‘Turma da Mônica’. O filólogo também é membro da Academia Brasileira de Filologia, do Conselho Editorial da Editora Lexikon e da Editora Lucerna. Além disso, ele é membro da Revista Todas as Letras e diretor da Revista Confluência.

Ricardo Cavaliere concorreu, além de Maurício de Sousa, contra outras quatro pessoas. Ele derrotou os escritores Elois Angelos D’Arachosia, James Akel e Joaquim Branco e o advogado José Alberto Couto Maciel. 

O filólogo era o favorito, mas, com a entrada de Maurício de Sousa na corrida pela cadeira na ABL, a corrida pela vaga se tornou mais disputada. O cartunista conquistou alguns adeptos na ABL e a opinião pública. 

Trajetória de Ricardo Cavaliere

Ricardo Stavola Cavaliere é graduado e licenciado em Letras (Português/Inglês) (1975) e graduado em Direito (1996), ambos os cursos cumpridos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Obteve o título de mestre em Língua Portuguesa (Letras Vernáculas) e de doutor em Língua Portuguesa-Letras Vernáculas (1997) pela mesma universidade. Cumpriu estágio de pós-doutorado em História da Gramática no Brasil, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Atualmente é professor associado da Universidade Federal Fluminense, membro da Academia Brasileira de Filologia, membro do Conselho Editorial da Editora Lexikon, da Editora Lucerna, da Revista Todas as Letras e da Revista Verbum, diretor da Revista Confluência, conselheiro do Real Gabinete Português de Leitura e conselheiro do Liceu Literário Português. 

É membro de associações nacionais e internacionais em sua área de investigação, entre elas a Société de Linguistique Romane e a Henry Sweet Society for the History of Linguistic ideas. Tem experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em descrição do português e na historiografia dos estudos gramaticais.

Maurício parabeniza o escolhido

Maurício de Sousa usou as redes sociais para parabenizar Cavaliere. “Quero parabenizar o novo acadêmico Ricardo Cavaliere por sua entrada na ABL”, afirmou. "Nesse processo, todos que amam quadrinhos, eu incluído, ganhamos quando tanto se discutiu sobre a importância dos quadrinhos, o seu papel fundamental na formação de leitores e como eles podem contribuir, de diversas formas, com a literatura.

"Agradeço de coração os apoios que recebi nesta campanha e aos que me honraram com seu voto, acreditando na minha proposta para a ABL. Continuarei nesta ideia de trabalhar e aprender com os acadêmicos, assim como vem acontecendo na Academia Paulista de Letras. Um grande abraço a todos que lutam pela valorização dos autores e, principalmente, pela formação de leitores neste nosso Brasil."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.