Mais do que nunca, agora é hora de prestar atenção nos detalhes. Se proteger e o proteger os outros. A repórter Mariana Procópio vai tirar algumas dúvidas para você não errar na hora de usar a máscara.
Há quase um ano, ela faz parte da nossa rotina. Mas, mesmo assim, muita gente tem dúvidas sobre o uso correto da máscara. Onde guardar? Qual é melhor? Como reutilizar? Num momento como este, em que há aumento nos números da covid-19, responder a essas questões pode fazer muita diferença.
Não é raro vê-la no queixo. Não custa lembrar: máscara e para cobrir rosto e nariz e, se precisar ajeitar, tem que ser pelas laterais. Se for retirar, tem que guardar em um saquinho antes de colocar na bolsa ou no bolso.
O saquinho também serve para guardar as máscaras q vão ser usadas ao longo do dia. Afinal, mesmo as de tecido tem "prazo de validade”.
“Ela vai apresentar umidade, e após duas horas, ela vai estar saturada", diz o médico Antonino Eduardo.
Se for optar pela máscara de tecido, as de algodão ou tricoline são recomendadas pelo Ministério da Saúde. Na hora de lavar, o ideal é usar água sanitária. Mas água e sabão também servem. Só não vale trocar pelo álcool. Outra opção é essa usada na construção civil, semelhante às N95 usadas em hospitais e bem mais barata. Se preferir e puder arcar com os custos, as descartáveis são consideradas mais seguras.
Estudos apontam que o uso de máscara reduz em mais de 50% o risco de contágio.