Luiz Marinho confirmou que, a partir de primeiro de maio os trabalhadores que recebem até R$ 2.640 por mês não terão “nenhum centavo retido na folha de pagamento” pelo Imposto de Renda. A declaração do ministro do Trabalho foi dada durante entrevista ao repórter Túlio Amâncio, para a BandNews TV.
Segundo Marinho, este é o primeiro passo para cumprir uma promessa de campanha do presidente Lula (PT). “Você sabe, Lula assumiu o compromisso de isentar até R$ 5 mil, essa é a primeira etapa do cumprimento do compromisso. Isso é muito importante porque os trabalhadores de baixa renda passam a ter um poder aquisitivo maior”, explica.
Para o ministro do Trabalho, a ideia de isentar o imposto para salários nesse valor é de estimular a economia. “Nós necessitamos de estimular que as famílias retomem o processo de consumo, que o seu salário passe a ter maior participação na economia brasileira", pontua.
A isenção, segundo Marinho, é aliada ao debate do aumento do salário mínimo, acordos sindicais para alavancar o consumo “e consequentemente, a possibilidade de criar empregos de qualidade”.