Com a passagem de submarino nuclear dos Estados Unidos, o USS Hampton, a Marinha do Brasil realiza um exame radiológico para medir nível de radiação do litoral do Rio de Janeiro. Além do monitoramento da região do entorno da Base de Submarinos da Ilha da Madeira, foram coletadas amostras da água para verificar um possível vazamento de material radioativo.
O USS Hampton é um dos maiores submarinos do exército dos Estados Unidos e está no Brasil para a Operação Unitas LXV, o exercício marítimo multinacional mais antigo organizado pelos Estados Unidos.
Equipado com um reator nuclear, qualquer defeito nas máquinas de propulsão do submarino, pode ter consequências desastrosas para a população e o meio ambiente.
Está é a segunda vez no ano que a Marinha do Brasil precisa realizar um monitoramento dos níveis de radiação em seu território.
O porta-aviões USS George Washington chegou ao Brasil em maio deste ano para o encerramento do exercício militar Southern Seas. Na ocasião, todo membro e material da embarcação tinha os seus níveis de radiação analisados.