A diplomata Maria Luiza Ribeiro Viotti foi aprovada pelo Plenário do Senado nesta quarta-feira (17) para comandar a embaixada brasileira nos Estados Unidos. Ela será a primeira mulher a exercer a função. O nome já tinha sido aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na quinta-feira (11) da semana passada, com 18 votos a favor e nenhum contra.
A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) foi a relatora da indicação. Ao defender o nome de Maria Viotti, ela destacou que a nova embaixadora "estará abrindo espaço gigante para as mulheres exercerem cargos de alta envergadura”.
Na semana passada, Maria Luiza destacou a importância da diplomacia parlamentar, e disse que “hoje o Brasil e Estados Unidos se reconhecem como duas grandes democracias que compartilham valores”. Em 2024, será celebrado o bicentenário das relações bilaterais entre os dois países.
Currículo
Mineira de 69 anos, ela ingressou na diplomacia em 1976. Depois ela se graduou em Ciências Econômicas pela Associação de Ensino Unificado de Brasília em 1978, onde também concluiu os cursos de Aperfeiçoamento de Diplomatas (1982) e Altos Estudos (1995). É mestre em economia pela Universidade de Brasília.
Maria Luiza Viotti trabalha no Ministério das Relações Exteriores desde 2004. Ela já trabalhou como conselheira na embaixada do Brasil em La Paz e como embaixadora do Brasil em Berlim de 2013 a 2016. Entre 2017 e 2022, chefiou o gabinete do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.