Margrethe II abdica do trono e Frederik X é o novo rei da Dinamarca

Rainha anunciou a abdicação em 31 de dezembro após 52 anos como monarca, no discurso de Ano Novo

BandNews TV

Margrethe II abdica do trono e Frederik X é o novo rei da Dinamarca
Rei Frederik X assume assume o trono da Dinamarca
REUTERS/Wolfgang Rattay

Frederik X foi proclamado novo Rei da Dinamarca neste domingo (14) em cerimônia em Copenhague, capital do país. Ele sucedeu sua mãe, a rainha Margrethe II, de 82 anos, que abdicou do trono após 52 anos como monarca.

Apesar de diferente de uma coroação tradicional - como a do rei Charles Terceiro do Reino Unido, no ano passado -, a cerimônia de sucessão ao trono na Dinamarca também segue alguns protocolos, ainda que não tenha tanta pompa quanto na monarquia britânica. 

A solenidade aconteceu Palácio de Christiansborg. Margrethe II assinou a declaração de abdicação em reunião do Conselho de Estado e Frederik foi declarado rei, ao lado da mulher, agora rainha Mary Elizabeth, e do príncipe Christian, que se tornou o primeiro na linha de sucessão. 

A rainha Margrethe anunciou a abdicação em 31 de dezembro, no discurso de Ano Novo. A decisão foi tomada devido à saúde, mas também por entender que é necessário passar a responsabilidade de chefe de Estado para a nova geração. 

Na Dinamarca, o monarca é o Chefe de Estado. Enquanto o primeiro-ministro - que atualmente é Mette Frederiksen, de 46 anos - se ocupa de chefiar o governo.

Margrethe, até então, era a monarca que estava no poder há mais tempo na Europa. Ela assumiu o trono após a morte do pai em 1972. A família não esperava que ela se tornasse rainha quando nasceu. Mas, quando tinha 13 anos, a lei dinamarquesa mudou para permitir que as mulheres assumissem o trono. 

Após a morte de Elizabeth II, no Reino Unido, a rainha Margrethe se tornou a única mulher soberana remanescente no mundo. Agora, com a passagem do trono para o filho Frederik, o mundo está sem nenhuma monarca mulher. 

Quem é Frederik X

Frederik Andre Henrik Christian nasceu em maio de 1968 em Copenhague, filho da rainha Margrethe e do príncipe Henrik da Dinamarca - que morreu em 2018./ Ele é mestre em ciências políticas. Além de dinamarquês, fala francês, inglês e alemão. 

Serviu nas Nações Unidas e nas Forças Armadas Dinamarquesa. Entre os trabalhos, há destaque na participação no Comitê Olímpico Internacional, do qual é membro eleito desde 2009. 

Quase 80% dos dinamarqueses apoiam a monarquia, de acordo com pesquisas de opinião recentes. O apoio à rainha era mais visível durante as viagens que ela fazia ao redor do país, entrando em contato com a população. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais