Com o anúncio da ButanVac, o governador João Doria volta ao cenário eleitoral para a presidência. Antes da pandemia, Doria apostava na despoluição do Rio Pinheiros e a reurbanização do entorno como projeto eleitoral. As informações são do jornalista Marco Antônio Sabino na Rádio Bandeirantes, na coluna “Insights” (ouça a íntegra acima).
Com o coronavírus, o governador viu uma oportunidade de abraçar a causa da vacina e ter mais projeção nacional com o imunizante – tanto a CoronaVac quando a ButanVac.
Além disso, Doria transforma o Instituto Butantan em uma valiosa empresa, colocando-o no patamar de qualquer outra farmacêutica do mundo, avalia Sabino.
Dessa forma, ele vai tentando reverter os números em queda de seu nome nas pesquisas eleitorais e melhorando sua imagem pública. Além disso, ele tem uma equipe robusta que monitora as tendências nas redes sociais.
O próprio PSDB tinha começado a avaliar outras possibilidades após algumas decisões atrapalhadas do governador – o jantar no palácio dos Bandeirantes, a ida para Miami após decretar fase restritiva e os desentendimentos com os prefeitos.
O infectologista Evaldo de Araújo, do Hospital das Clínicas, avalia o anúncio da ButanVac: