O então ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, aceitou comandar o novo Ministério das Pequenas Empresas, que será o 38º sob o comando do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi confirmada por fontes do Palácio do Planalto ao jornalista da Band, Tulio Amâncio.
A decisão de aceitar a pasta das Micro e Pequenas Empresas foi partidária, ou seja, Márcio França teve que aceitar, mas ainda estão estudando formas de dar mais robustez ao novo ministério.
Em caso de confirmação de Márcio França na pasta de Micro e Pequenas Empresas, a reforma ministerial do governo Lula poderá ser anunciada a qualquer momento pelo presidente Lula.
Apurações da Band destacam que o político da Baixada Santista não queria deixar a pasta dos Portos e Aeroportos. Do PSB, o ainda ministro é aliado do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Nos bastidores das tratativas, havia a expectativa de que França ocupasse o Ministério da Ciência e Tecnologia, atualmente chefiado por Luciana Santos (PCdoB), ou o de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comandado pelo próprio Alckmin.
Além da troca no Ministério dos Portos e Aeroportos, o petista já decidiu entregar o Ministério do Esporte para o deputado André Fufuca (Progressistas-MA), aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL).