Uma máquina com tecnologia da NASA está sendo testada pelo governo de São Paulo para capturar pernilongos no Rio Pinheiros. A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) iniciou o trabalho no início de outubro e deverá avaliar os resultados na próxima semana. As informações são da repórter Maju Arruda Leite, da Rádio Bandeirantes.
O aparelho desenvolvido nos Estados Unidos promete dar mais eficiência às ações de combate aos insetos, alcançando locais onde os barcos não chegam. A função do equipamento é imitar as condições humanas para atrair o pernilongo, como a respiração e a temperatura corporal.
Um tubo acoplado no dispositivo é responsável por exalar CO2, simulando o pulmão do ser humano. Após os insetos serem atraídos, um ventilador de vácuo é ativado para sugá-los, explica a assessora da presidência da EMAE, Teresa Lana.
A máquina pode atender uma área de até 700 mil metros quadrados e é capaz de capturar cerca de três mil pernilongos por dia.
Para ter um efeito significativo no combate aos insetos, Teresa Lana afirma que mais equipamentos terão de ser instalados.
Os custos para a aquisição dos equipamentos só serão avaliados após a análise da eficácia do sistema no combate aos pernilongos.