UOL - O melhor conteúdo

Mao Tse Tung e Lenin: conheça família maranhense que viralizou após post em rede social

Conheça a história do Mao Tse Tung maranhense, pai de Mao Tse Tung Filho e Lenin, após postagem viralizar com o nome dele no telão de um hospital em São Luís

Por Édrian Santos

Mao Tse Tung e Lenin: conheça família maranhense que viralizou após post em rede social
Mao Tse Tung maranhense viralizou após foto de telão com nome dele ser postado no X
Reprodução/arquivo pessoal e @EuEstrelinea

O que seria uma simples postagem na rede social X, o registro de uma curiosidade, ganhou uma proporção gigantesca. Mais de 1,8 milhão de visualizações marcaram uma foto que mostra o telão de um hospital em que o paciente Mao Tse Tung Lima de Moura foi chamado para comparecer ao Consultório 12, no dia 1º de abril, em São Luís.

A foto viral poderia até ser uma piada do Dia da Mentira, mas o Mao Tse Tung maranhense, de 68 anos, que não tem nenhuma ligação com o líder revolucionário chinês Mao Tsé-Tung, existe, é policial civil e médico veterinário e costuma fazer consultas de rotina num hospital público da capital maranhense.

O Band.com.br investigou a história por trás da foto tirada e publicada pela estudante Stella Sofia. Ela não fazia ideia de quem se tratava, mas achou o nome curioso, dada a relevância histórica do homem que liderou o povo chinês na revolução que implantou o atual regime, chefiado pelo Partido Comunista Chinês.

A veracidade da foto foi confirmada, mas precisávamos encontrar a pessoa registrada como Mao Tse Tung Lima de Moura. Numa busca simples na internet, não foi difícil encontrar menções. Afinal de contas, esse nome não deve ser tão comum nos cartórios brasileiros.

O primeiro resultado da busca foi o de um artigo jornalístico publicado no site da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), cujo texto cita um estudante com o mesmo nome, acrescido do agnome “Filho”. Seria o Mao Tse Tung que procurávamos? Conversamos com pessoas ligadas à instituição e do centro acadêmico do respectivo curso, mas sem sucesso.

Em outro resultado de busca, o mesmo nome apareceu em postagens no Instagram do Sindicato da Polícia Civil do Maranhão (Sinpol-MA). Àquela altura, sabíamos que Mao Tse Tung tinha vínculos com a Ufma e com as forças de segurança, todavia ainda sem saber de quem se tratava.

Continuamos a busca, até que a autora do post sinalizou ao Band.com.br que o filho do Mao Tse Tung que procurávamos havia comentado na publicação. Na rede social, ele se identifica como Mao Tse Tung, simplesmente porque é homônimo do pai. Um é o estudante da Ufma e o outro, policial civil.

O pai preferiu não dar entrevista, mas o filho contou, para a nossa reportagem, o que sabe da história do curioso nome. O motivo da escolha tem a ver com acesso à informação, pois o avô do entrevistado, João Moura, batizou o filho assim porque, em meados de 1950, achou interessante o que Mao Tsé-Tung fez durante a Revolução Chinesa.

Papai fala que, quando ele nasceu, estava em alta toda a questão da revolução na China, e meu avô era bem informado e achou interessante tudo que o líder chinês estava fazendo (Mao Tse Tung Filho)

Vale lembrar que a família Lima de Mora não tem nenhum chinês na genealogia. A escolha do nome foi apenas uma homenagem ao revolucionário que fundou a República Popular da China. Já o registro do neto como homônimo do pai foi para “manter a tradição” do nome exótico, pelo menos para os brasileiros e, principalmente, maranhenses.

Essa tradição tanto foi mantida, que o segundo filho do Mao Tse Tung foi batizado de Lenin, justamente por causa de Vladimir Lenin, quem liderou os bolcheviques na Revolução Russa, iniciada em 1917. O levante do proletariado culminou no fim do czarismo, na Rússia, e fez com que o mundo vivesse a primeira experiência de um Estado socialista.

“Não temos ascendência chinesa. O nome do papai foi homenagem. O meu foi para seguir a tradição. Às vezes, eu brinco que é porque ele não sofreu o suficiente e passou [o mesmo nome] para mim”, brincou o estudante.

Quem foi Mao Tsé-Tung

Mao Tsé-Tung é considerado, com Lenin e Stalin, um dos mais importantes dirigentes do comunismo do século XX, quando passou a defender a construção de bases revolucionárias no campo. O objetivo era livrar a China da fome, doenças e ignorância.

Com a fundação da República Popular da China, em 1949, Mao se tornou o presidente e secretário-geral do Partido Comunista Chinês. Em 9 de setembro de 1976, morreu, aos 83 anos.

Tópicos relacionados

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar