"O Ministério da Saúde errou ao esperar tanto tempo para começar a elaborar o plano nacional de vacinação contra o coronavírus".
Esta é a opinião de Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde, que conversou com exclusividade com a BandNews FM nesta quarta-feira (16).
Ele ainda ressalta que é inadmissível ainda não haver negociações avançadas para a compra de vacinas produzidas por diferentes laboratórios.
O ex-ministro avalia que o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, divulgado mais cedo pelo governo, é uma cópia do plano de vacinação contra a gripe.
O problema disso, para Mandetta, é que o planejamento não considera a urgência da atual conjuntura, não detalha a ordem da imunização da população e não explica como distribuir e utilizar diferentes tipos de vacina.
Luiz Henrique Mandetta diz ainda que, desde o início da pandemia, quando ele ainda estava à frente da pasta, já se sabia que a vacinação seria a única saída para a crise causada pelo coronavírus.
Ele completa que o SUS tem expertise para aplicar a vacina de maneira segura e exemplar quando as doses chegarem, mas que falta liderança para que se cumpram as etapas anteriores.
Governo apresenta plano nacional de vacinação; veja: