No estado de São Paulo mais de 80 denúncias de fura fila da vacina da Covid-19 são investigadas. O Ministério Público de SP investiga 56 denúncias de fura fila da vacina da Covid-19 no estado – pelo menos 22 delas já estão na esfera criminal.
Já a Secretaria de Justiça e Cidadania do estado acompanha também mais 28 denúncias de fraudes. São 12 pessoas que furaram a fila da vacinação e 6 casos de pessoas que tomaram a terceira dose da vacina contra a Covid-19 no Estado de São Paulo.
As denúncias foram feitas pela ouvidoria do MP, que encaminha as denúncias para a promotoria e consequente investigação. O relatório ao qual a Rádio Bandeirantes teve acesso tem dados atualizados até esta última segunda-feira (05).
A cidade com mais denúncias de fura fila é a capital paulista, seguida por Barueri, na região metropolitana, e Franca, no interior. O MP lista supostas fraudes em pelo menos 40 municípios.
Os investigados são pessoas que podem ter usado desde um atestado médico falso a documentos de identidade adulterados.
As punições vão depender do que for constatado ao final da investigação, o que não tem prazo para acontecer, mas os denunciados podem ser enquadrados em falsidade ideológica e até mesmo fraude contra saúde pública.
Repercussão
O caso que mais teve repercussão até agora foi o da médica veterinária que conseguiu burlar o sistema e tomar 3 doses do imunizante em Guarulhos, na Grande SP. A ousadia foi tanta que ela até postou uma foto da nova carteira de vacinação nas redes sociais.