Mais de 30% dos estrangeiros que moram em Portugal são brasileiros

Segundo o relatório divulgado pelo governo português, cerca de 239.744 brasileiros vivem no país

Da Redação

Mais de 30% dos estrangeiros que moram em Portugal são brasileiros
Mais de 30% dos estrangeiros que moram em Portugal são brasileiros
Moshe Harosh/Pixabay

Pelo sétimo ano consecutivo, a imigração cresceu em Portugal e os brasileiros já representam 30,7% do total de estrangeiros no país, segundo dados de imigração, fronteiras e asilo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras português. 

Segundo o relatório, cerca de 239.744 brasileiros morando em Portugal em 2022. O que representa um aumento de 17% em comparação com o ano anterior, onde o Brasil também liderou o ranking. Mas o número atual deve ser maior porque as estatísticas não contabilizam quem tem dupla cidadania portuguesa ou de outro país da União Europeia, e nem aqueles que estão em situação irregular em território português. 

Portugal notou um aumento generalizado de estrangeiros residentes no país, de pessoas da América do Sul, principalmente do Brasil, América do Norte e Central e Oceania. 

Atrás do Brasil aparece o Reino Unido, que mantém a posição em relação a 2021 com um crescimento de 5,8% sendo a segunda nacionalidade estrangeira (45.218) mais representativa em Portugal. O crescimento dos cidadãos estrangeiros de países da União Europeia confirmam Portugal, segundo o relatório, como um “país seguro, bem como as vantagens fiscais decorrentes do regime para o residente não habitual”. 

Na sequência aparecem: Cabo Verde (36.748), Índia (35.416), Itália (34.039), Angola (31.761) e França (27.512). O relatório ainda a Ucrânia, que caiu uma posição, e a Romênia e China, que saem do grupo das dez nacionalidades mais representativas em Portugal.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais