O maior iceberg do mundo está flutuando nas águas da Antártida, de acordo com o British Antarctic Survey. Conhecido como A23a, o iceberg estava encalhado há mais de três décadas.
Com cerca de 4.000 quilômetros quadrados, o iceberg tem três vezes o tamanho da cidade de Nova York. O A23a também é o mais duradouro, já que ele possui 37 anos de vida.
A Pesquisa Antártica Britânica afirma que o iceberg está se movendo ao longo das correntes oceânicas até a região subantártica da Geórgia do Sul. De acordo com os cientistas, provavelmente o iceberg diminuiu ligeiramente de tamanho e adquiriu um pouco mais de flutuabilidade, o que permitiu que ele se soltasse do fundo do oceano.
Cientistas agora acreditam que a medida que o iceberg continua acelerando em sua trajetória, ele será capturado pela Corrente Circumpolar Antártica, se direcionando para o Oceano Atlântico e podendo ser direcionado a um caminho chamado de “beco dos icebergs”, onde outros icebergs podem ser encontrados flutuando à deriva no oceano.