Magdeburg recebe 600 mil euros em doações para vítimas de ataque

Cidade abriu conta para receber doações que serão entregues para familiares e vítimas do atentando a um mercado de Natal na cidade, que deixou cinco mortos e 200 feridos.

Por Deutsche Welle

A prefeitura de Magdeburg, na Alemanha, afirmou neste sábado (28/12) que já recebeu 615.227 euros (mais de R$ 3,9 milhões) em doações para as vítimas do atentado a um mercado de Natal na cidade, que deixou cinco mortos e 200 feridos.

De acordo com a prefeitura, até o momento 5.640 doadores contribuíram com a iniciativa, que está sendo coordenada pelas autoridades locais. As doações são feitas diretamente numa conta aberta pela prefeitura para esse fim.

"A disposição da população para doar é impressionante e um outro sinal da grande solidariedade, do amplo apoio e do senso de comunidade que estamos sentindo atualmente em muitos lugares de Magdeburg", afirmou a prefeita da cidade, Simone Borris.

Cidade planeja memorial

Em 20 de dezembro, um psiquiatra saudita de 50 anos invadiu com um carro um mercado de Natal lotado e atropelou a multidão, deixando cinco mortos e 200 feridos. O atentando chocou o país, mas também suscitou um debate sobre o trabalho dos órgãos de segurança e inteligência da Alemanha.

"Meus pensamentos estão com as cinco vítimas fatais, com quem está de luto, com os feridos, assim como com os inúmeros serviços de socorro e emergência", declarou Borris. "Todas as doações provam que nossa cidade está se mantendo unida. Isso nos dá força e confiança para o futuro", acrescentou.

Além de distribuir as doações, a cidade planeja ainda um memorial e se ocupará para esclarecer todas as circunstâncias do atentado nas próximas semanas. A prefeitura afirmou ainda que apoiará as investigações em questões sobre o plano de segurança do local.

cn (dpa, epd, DW)

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.