Mães da Sé estampa rosto de crianças desparecidas em camisetas: "Você vive a dor da incerteza"

As "T-searchs" são uma forma de unir moda a causa social que já tem 12 mil famílias cadastradas

Por Gabriela Santos

Mães da Sé estampa rosto de crianças desparecidas em camisetas: "Você vive a dor da incerteza"
Mães da Sé
Mães da Sé

Entre os jovens, as camisetas com rostos de artistas, memes e momento icônicos já são um fenômeno e o movimento decidiu aderir a essa febre, mas por uma causa social que atinge milhares de brasileiros.

“Como mães, nós nos preparamos para morrer e deixar os nosso filhos amparados, com uma profissão definida, casados, nos ter dados netos. Quando acontece uma fatalidade de perder um filho em uma tragédia ou por uma doença que acomete essa morte, você vive um luto real e tem todo o ritual para a more, você vela, enterra, sabe onde aquela pessoa está e sabe que ela não vai voltar. Agora quando ele desaparece é muito pior porque você vive a dor da incerteza e essa dor é mil vezes pior que a da morte”, disse Ivanise Espiridião à Band.

Ideia do projeto surgiu quando o publicitário Cassio Guiot procurou Ivanise para mostrar a ideia. Campanha tinha previsão de ser lançada em maio no Dia Internacional da Criança Desaparecida, mas foi adiada por causa da tragédia no sul do Brasil. Entretanto, ela será atemporal, segundo Ivanise.

“Essa campanha tem o diferencial de que não é pontual. É uma campanha com intuito de chamar a atenção da sociedade para a causa. Quando você veste a camiseta, você está divulgando aquela criança desaparecida e abraçando a causa. Toda a renda das camisetas que forem vendidas será revertida para a instituição”, contou.

A campanha iniciou com o rosto de 5 crianças e a ideia é que mude de tempos em tempos. Para adquirir basta acessar o site oficial e escolher qual rosto gostaria de vestir e divulgar a causa. Os modelos custam R$ 170.

Além das camisetas, foi criada uma música para ser a trilha sonora da campanha chamada “Filhos da Fé”. Objetivo é levar o audiovisual do projeto podendo alcançar ainda mais pessoas.

“Não é uma cultura nova e está voltando a ser usada com Travis Scott, por exemplo, para trazer identidade, a cultura do Hip-Hop e Rock que usavam esse estilo de camiseta. Então quando eles trouxeram para a gente e como produtora musical a gente precisava entrar. Quando você olha a camisa, você vê uma criança e fica em dúvida se é uma pessoa famosa, série e quando vai entender percebe como ficou maravilhoso e não tem como não entender a importância que tem em cada camiseta”, disse Matheus Bucai à Band.

Os encontros das ‘Mães da Sé’ acontecem no segundo e último domingo do mês, na Praça da Sé, e são levadas fotos das crianças desaparecidas.

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