BandNews FM

Exclusivo: Macaé Evaristo aceita convite para ser a nova ministra dos diretos humanos

Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em Belo Horizonte e estadual (2015 a 2018) de Educação

Por Túlio Amâncio

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Após a saída de Silvio Almeida, acusado de assédio sexual pela ministra Aniele Franco, agora a pasta tem uma nova titular: Macaé Evaristo. A deputada estadual de Minas Gerais aceitou o convite de Lula e deve ser anunciada em breve pelo governo Federal. 

A informação foi confirmada com próximas à deputada. O convite foi feito e ela aceitou. O presidente Lula anunciou a nova ministra pelas redes sociais. 

"Hoje convidei a deputada estadual Macaé Evaristo para assumir o ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. Ela aceitou. Assinarei em breve sua nomeação. Seja bem-vinda e um ótimo trabalho", afirmou Lula, em postagem nas redes sociais.

Macaé é professora desde os 19 anos, graduada em Serviço Social, além de mestre e doutoranda em educação. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em Belo Horizonte e estadual (2015 a 2018) de Educação. Em 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC). 

Ela coordenou programas como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em Minas Gerais, a Escola Integrada em BH e as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania estava interinamente sob a responsabilidade da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. Na sexta-feira (6), o então titular da pasta, Silvio Almeida, foi exonerado após denúncias de assédio moral e sexual. Almeida nega as acusações.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.