Internacional

Lula viaja ao México neste domingo para posse da nova presidente do país

Agenda do brasileiro prevê reunião com a nova presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, e participação em um fórum empresarial

da redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja neste domingo (29) para o México, onde participará da posse de Claudia Sheinbaum como nova presidente do país. A viagem do petista ocorre após o brasileiro retornar dos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. 

Aliada do atual presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, Claudia Sheinbaum tem 61 anos e venceu a eleição com cerca de 60% dos votos, se tornando a primeira mulher a comandar o México. A posse acontecerá em 1º de outubro. 

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, na segunda-feira (30) o presidente brasileiro irá se reunir com o atual presidente do México, López Obrador, e, em seguida, com Sheinbaum. Entre os temas previstos para as bilaterais estão: meio ambiente e os desafios na área climática, questões de gênero e relações comerciais. 

"O México é o sexto parceiro comercial do Brasil e o quinto principal destino das nossas exportações. Alcançamos em 2023 US$ 14 bilhões, crescimento de 15% em relação a 2022. É um comércio que está mostrando o seu vigor e, principalmente, um comércio de alto valor agregado", disse a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Itamaraty. 

Esta será a terceira visita oficial de Lula ao México como presidente. Ele foi ao país em seus dois primeiros mandatos, em 2003 e 2007.

Lula celebrou a vitória de Claudia Sheinbaum

“Estou muito feliz com a vitória da Claudia Sheinbaum, por ser uma mulher progressista à frente da presidência do México, uma vitória da democracia, e também pelo meu grande companheiro Andrés Manuel López Obrador, que fez um governo extraordinário”, escreveu Lula. 

Na ocasião, o petista informou que viajaria ao México para fortalecer as relações comerciais.  “Somos as duas maiores economias da América Latina e podemos ter um maior fluxo entre os empresários de ambos os países”, disse. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais