O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou ministros de anunciarem, publicamente, propostas de políticas públicas sem o aval da Casa Civil e presidência da República. A declaração do mandatário foi dada, na manhã desta terça-feira (14), durante uma reunião ministerial.
“É importante que nenhum ministro e nenhuma ministra anuncie, publicamente, qualquer política pública sem ter sido acordada com a Casa Civil, que é quem consegue fazer com que a proposta seja do governo. Nós não queremos propostas de ministros. Todas as propostas de ministros deverão ser transformadas em propostas de governo”, disse Lula.
O presidente reforçou que as ideias dos ministros precisam ser transformadas em propostas de governo. Em outro momento da fala, Lula disse que um mandato é muito rápido e que, logo mais, os gestores do segundo escalão se dedicarão a campanhas eleitorais.
“É importante que, antes de anunciar, faça uma reunião com a Casa Civil para que a Casa Civil discuta com a presidência da República para que a gente possa chamar o autor da genialidade e a gente, então, possa anunciar, publicamente, como se fosse uma coisa do governo”, continuou o presidente.