O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desfilará no carro Rolls-Royce da Presidência da República durante a cerimônia de posse na tarde deste domingo (1º), em Brasília. A informação foi confirmada pela Band. Havia uma dúvida se o veículo seria utilizado por causa da possibilidade de chuva ou de alguma ameaça a Lula.
O Rolls-Royce, carro utilizado no desfile de posse do presidente eleito no Brasil, foi visto na esplanada dos ministérios nesta sexta-feira (30) para o ensaio de cerimônia de posse.
No início de dezembro, a futura primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, afirmou em coletiva de imprensa que a posse do petista poderá ser feita em outro veículo, em vez do tradicional Rolls-Roye presidencial. Ela pontuou que o “carro foi danificado” pela atual gestão de Jair Bolsonaro.
O carro foi encomendado pelo ex-presidente do Brasil Getúlio Vargas na década de 1950. Modelo fabricado na Inglaterra, o valor custou uma fortuna para aquele período.
Além das autoridades brasileiras, o carro já foi usado pela rainha Elizabeth II durante a primeira e única visita da monarca ao Brasil, que aconteceu em 1968.