Lula vai a Araraquara (SP) neste domingo após danos causados por chuva

Em 30 de dezembro, cinco pessoas de uma mesma família morreram após cratera se abrir em avenida no município

Da Redação

Lula e Janja em chegada ao velório do Rei Pelé, em Santos
REUTERS/Carla Carniel

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua esposa, Janja Silva, irão a Araraquara neste domingo (8) para examinar os danos causados pela chuva na cidade do Interior de São Paulo. 

Segundo o governo, o prefeito do município, Edinho Silva (PT), “vai informá-lo sobre os trabalhos da defesa civil e dos danos na infraestrutura da cidade”.

Os políticos devem atender a imprensa às 15h30, na Avenida 36, local onde uma cratera se abriu após 200 milímetros de chuva caírem em 24 horas, sendo 83 mm em apenas uma hora. Seis pessoas da mesma família morreram no local, no fim de dezembro.

“A depender das condições climáticas, o atendimento poderá ser alterado para a sala de reuniões da Prefeitura de Araraquara, na Rua São Bento, 840, centro”, diz o governo.

Estragos

Edinho Silva afirma que Araraquara precisa de R$ 50 milhões para reparar os estragos provocados pelas chuvas que têm atingido a cidade desde o final do ano passado. 

Os ministros das Cidades, Jader Filho, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitaram a cidade e vistoriaram vários locais, na quinta-feira (5).

“Estamos fazendo os estudos de engenharia, mas certamente estamos falando de algo, no mínimo, em torno de R$ 50 milhões”, afirmou.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), São Carlos e Araraquara foram as cidades que mais receberam chuva em todo o país, em 28 de dezembro.

São Carlos (SP) ficou em primeiro lugar na lista divulgada pelo Centro com 227 milímetros em 24h, enquanto Araraquara teve 195 mm. Segundo a Defesa Civil de Araraquara foi a maior precipitação na cidade, desde que começaram as medições.

A alta precipitação causou alagamentos e muitos prejuízos em vários pontos das duas cidades. Em São Carlos, uma mulher morreu, após cair na rua e ser arrastada pela enxurrada.

Em Araraquara, um carro com seis pessoas caiu em uma cratera aberta na Avenida 36. Cinco corpos de uma mesma família foram encontrados. Os bombeiros seguem na busca de uma menina de 10 anos ainda desaparecida.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.