Um avião de pequeno porte caiu na manhã deste domingo (22) na região central da cidade de Gramado, na serra do Rio Grande do Sul. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 9h20 para atender a ocorrência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou e lamentou as mortes.
“Minha solidariedade aos familiares das vítimas fatais da queda de um avião no centro de Gramado, no Rio Grande do Sul. Espero que os feridos tenham uma rápida recuperação”, disse.
O presidente ainda afirmou que a Aeronáutica investiga as causas do acidente e o governo federal está à disposição do governo do estado e autoridades locais para esclarecer o mais breve possível.
Queda do avião
Até o momento não houve confirmação oficial do número de vítimas. De acordo com informações da Defesa Civil, o avião era ocupado por 10 pessoas. "Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram", disse o governador do estado, Eduardo Leite (PSDB).
O capitão Pedro Henrique Costa Camargo disse à BandNews TV que a queda da aeronave, que havia decolado da cidade vizinha Canela, aconteceu em cima de uma loja, um hotel e uma casa, na Avenida das Hortênsias. No momento do acidente, chovia e havia bastante névoa no município.
A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul informou ainda que o avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada.
“No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso”, disse a SSP, em nota.