Lula se reúne com primeiro-ministro da Suécia para tratar de caças Gripen

Presidente convidou o primeiro-ministro sueco a visitar o Brasil, acompanhado de uma missão comercial, em 2024; Ulf Kristersson também convidou Lula a visitar a Suécia

Da Redação

Lula se reúne com primeiro-ministro da Suécia para tratar de caças Gripen
Lula com o premiê sueco Ulf Kristersson, em Bruxelas
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã desta terça-feira (18) com o primeiro-ministro do da Suécia, Ulf Kristersson, na Bélgica, onde acontece a cúpula Celac-União Europeia. Além das relações bilaterais, os dois líderes conversaram sobre os caças Gripen, utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB). Os países possuem um contrato de produção das aeronaves envolvendo a Embraer e a SAAB. 

O primeiro-ministro sueco convidou o presidente brasileiro a visitar a Suécia. Lula também convidou Kristersson a visitar o Brasil, acompanhado de uma missão comercial no ano que vem.

Em maio, Lula inaugurou uma linha de produção do Gripen numa fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, no interior de São Paulo. O programa Gripen Brasileiro teve início em 2013, quando a Saab venceu a concorrência do Programa F-X2, destinada à substituição da frota de aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira. O contrato para o desenvolvimento e a produção de 36 aeronaves foi firmado em outubro de 2014.

A produção também impacta a indústria de defesa nacional, envolvida no processo de desenvolvimento de estruturas, sistemas aviônicos, produção, ensaios em voo e capacitação para apoiar, manter e modernizar a frota pelas próximas décadas.

A previsão é de que em 2027 o último caça seja entregue. O Programa integra as ações voltadas para a renovação da infraestrutura das Forças Armadas do Brasil, processo que também conta com o projeto do submarino nuclear brasileiro, no Rio de Janeiro, e com o projeto do blindado Guarani.

Chanceler da Áustria 

Lula também se reuniu com o chanceler da Áustria, Karl Nehammer. Os dois líderes conversaram sobre as relações bilaterais, e o presidente Lula convidou Nehammer a visitar o Brasil.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais