Lula sanciona lei que reconhece escolas de samba como manifestação cultural

Texto diz que as escolas, com seus desfiles, músicas, práticas e tradições são “um traço da cultura nacional”

Agência Senado

Lula sanciona lei que reconhece escolas de samba como manifestação cultural
Lula sanciona lei que reconhece escolas de samba como manifestação cultural
Fernando Frazão/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da SIlva (PT) sancionou nesta sexta-feira (5) a lei que reconhece as escolas de samba como manifestação cultural. O texto diz que os desfiles, músicas, práticas e tradições são “um traço da cultura nacional”. 

O projeto de lei, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), que foi aprovado em abril pelo Senado, também registra que é de responsabilidade do poder público garantir “a livre atividade e a realização de seus desfiles carnavalescos”.

O relator do projeto, o senador Paulo Paim (PT), ressaltou o efeito dos desfiles das escolas de samba para a economia, levando em consideração os lucros gerados no Carnaval. 

“Como bem destaca a autora desse projeto, o Carnaval é um dos principais elementos que vêm à tona quando se indaga acerca dos símbolos constituintes de nossa cultura: os símbolos de 'brasilidade'. As escolas de samba, nesse contexto, e os seus elementos como música, samba, dança, coreografias, desfiles, fantasias e tradição, são componentes imprescindíveis e indissociáveis do que hoje se conhece como Carnaval brasileiro”, declarou Paim.

O deputado reforça que as escolas de samba surgiram na primeira metade do século passado na forma de agremiações ou associações culturais. “Trata-se de manifestações genuinamente nacionais, fruto da releitura das festas carnavalescas de origem europeia, com a fusão de elementos tropicais, africanos e ameríndios, entre outras manifestações”, acrescentou.

A lei também contou com a assinatura da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais