Lula chega a Portugal para primeira viagem oficial à Europa no 3º mandato

Presidente ficará seis dias na Europa para viagens à Portugal e Espanha. Lula deve encontrar autoridades e participar de fóruns, assuntos como a guerra na Ucrânia também devem ser abordados

Da Redação

Lula chega a Portugal para primeira viagem oficial à Europa no 3º mandato
Lula chega a Portugal para primeira viagem oficial à Europa no 3º mandato
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Lisboa na manhã desta sexta-feira (21) para uma série de encontros em seis dias que contará com agenda em Portugal e na Espanha, entre os dias 21 e 26 de abril. 

Entre os temas que serão abordados na viagem de Lula estão a guerra na Ucrânia, acordos bilaterais e parcerias. Essa é a primeira viagem oficial oficial do presidente à Europa no terceiro mandato. Desde janeiro, o petista já visitou a Argentina, Uruguai, China, Emirados Árabes Unidos e os Estados Unidos. 

Segundo o Palácio do Planalto, as viagens que Lula já fez e que está em agenda oficial “faz parte do relançamento das relações diplomáticas do Brasil com seus principais parceiros". 

Lula deve retornar ao continente europeu novamente no início de maio, onde participará da coroação do rei Charles III na Abadia de Westminster, em Londres, e deve aproveitar para ter uma reunião bilateral com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak. 

Agenda de Lula em Portugal

22 de abril

Na manhã de sábado, o presidente Lula será recebido com honras militares pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. Depois, irá depositar flores no túmulo do poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém. 

No início da tarde, haverá almoço oferecido pelo primeiro-ministro Antônio Costa e também vai ocorrer a 13ª Cúpula Luso-Brasileira, no Centro Cultural de Belém, com a assinatura dos acordos bilaterais. Inicialmente os dois chefes de governo têm reunião reservada, seguido de uma plenária com as duas delegações.

Nos encontros, serão tratados temas de todo o universo de relacionamento bilateral e também assuntos globais que interessam a ambos os países, por exemplo, mudanças do clima, direitos humanos e a questão da guerra da Ucrânia.

Autoridades dos dois países assinarão acordos bilaterais em diversas áreas. Serão pelo menos 13 documentos, incluindo cooperação entre as agências espaciais do Brasil e de Portugal, entre as agências de cinema dos dois países para produção audiovisual, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com diversos ministérios de Portugal e para equivalência de estudos nos níveis fundamental e médio, entre outros.

À noite, o presidente brasileiro participa de jantar oferecido pelo presidente Rebelo de Sousa, que é o chefe de Estado de Portugal, mas não o chefe de governo. No Brasil, Lula acumula as duas funções.

23 de abril

Não há previsão de agenda oficial no domingo (23). 

24 de abril 
Lula e a comitiva presidencial vão para a cidade de Matosinhos, na região do Porto, para participar da abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil, evento organizado pela Apex-Brasil e a agência portuguesa Aicep, com o primeiro-ministro português António Costa.

No período da tarde, após viagem de volta a Lisboa, o presidente Lula e o presidente Marcelo Rebelo de Sousa farão a entrega do prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque. O brasileiro foi escolhido para receber a premiação em 2019, mas a assinatura não foi feita pelo governo anterior.

25 de abril 

Pela manhã, Lula será homenageado em em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa. Depois disso, a delegação embarca para Madri, capital da Espanha, onde cumpre agenda oficial.

Agenda na Espanha 

25 de abril

Após a homenagem na Assembleia da República Portuguesa, a delegação presidencial embarca para Madri, capital da Espanha. No país, a agenda oficial começa no mesmo dia, no período da tarde, onde Lula participa de um fórum empresarial. Existe também a expectativa de um encontro com o rei espanhol, Felipe VI. 

26 de abril

Na quarta-feira (26), o líder brasileiro tem encontro com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanches, no Palácio da Moncloa, quando ocorrerá a assinatura de acordos. Já no período da noite, Lula embarca de volta ao Brasil. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais