A embaixadora do Reino Unido em Brasília, Stephanie Al-Qaq, disse em entrevista exclusiva à BandNews TV que o presidente Lula (PT) pode contar com o apoio do rei Charles III, afirmou que o monarca tem muito carinho pelo país e não descarta uma visita oficial do membro da família real ao Brasil.
“Ele tem muitos compromissos, espero que, se for possível, ele possa vir de novo ao Brasil. Ele já falou com o presidente Lula, ele vai se encontrar com o presidente quando for a coroação e o presidente vai ter uma conversa com o primeiro-ministro, Rishi Sunak, também. Eu sei que o rei já falou com o presidente e que ele pode contar com o apoio do rei em qualquer coisa que puder fazer para ajudar o Brasil os compromissos que já foram feitos”, disse a embaixadora Stephanie Al-Qaq.
Como antecipado pela Band em abril, Lula viaja a Londres nesta semana para reunião bilateral com o premiê britânico Rishi Sunak, em 5 de maio, e para a coroação de Charles III, em 6 de maio.
Para a embaixadora, os principais desafios da monarquia do Reino Unido com o Brasil é a questão ambiental e cita o crime organizado nas terras indígenas, que já estão sendo tratadas pelo governo federal. “Estamos tendo uma visão muito forte e acho que é muito importante que a comunidade internacional ajude o Brasil para, realmente, atingir os objetivos que o Brasil tem, que de certo vai ajudar o mundo”, afirmou.
“Reduzir o desmatamento, descarbonização da indústria vai ajudar a todos. Então, nós estamos prontos para ajudar onde podemos”, acrescentou a embaixadora do Reino Unido no Brasil em entrevista à Band.
Engajamento sustentável do rei
O rei Charles III é bastante engajado quando a pauta é sustentabilidade e meio ambiente e o primeiro-ministro britânico, segundo a embaixadora, já começou a incluir o monarca nas pautas ambientais. Ela lembra que Charles já se reuniu com o governador do Pará, Helder Barbalho, para ajudar o governo no palco internacional na área de mudanças climáticas, biodiversidade e povos indígenas.
Rei Charles e o Brasil
Rei Charles já visitou o Brasil algumas vezes e Stephanie Al-Qaq lembra que ele tem um objeto de povos indígenas que ganhou em uma dessas passagens e reforça a conexão do monarca com o país. “Ele sabe que o Brasil é importante no mundo”.
Coroação
Charles assumiu a coroa britânica dois dias após a morte da rainha Elizabeth II em setembro do ano passado. A cerimônia de coroação está marcada para 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres.