Lula pede atuação da Justiça contra causadores de incêndios florestais: 'Que sejam punidos'

Presidente citou ações do governo federal contra as chamas que atingem diversos estados no país

Da redação

Lula pede atuação da Justiça contra causadores de incêndios florestais: 'Que sejam punidos'
Lula em discurso na CNI
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou em coletiva de imprensa neste domingo (25) que é preciso atuação séria da Justiça contra criminosos que propagaram incêndios nas matas no Brasil. O fogo atinge, além de São Paulo, estados da federação na Amazônia e no Pantanal. 

Lula teria sido informado que a maioria dos incêndios não foram causados por raios ou ações da natureza. "Isso dá a entender que muitos incêndios foram feitos por ação humana. Então é importante que a gente tenha uma atuação séria na área da Justiça e polícia para punir que está propagando o fogo", pontuou. 

"Se causasse problema só para ele, tudo bem, mas quando a fumaça ocupa o território nacional, causando problemas para as pessoas, é preciso que seja julgado, punido pela responsabilidade", afirmou Lula. 

Para auxiliar no combate ao fogo, o presidente afirmou que pretende aproveitar os recrutas que entram nas Forças Armadas para auxiliar a Defesa Civil. "Tenho conversado com o Comandante do Exército para que a gente aproveite os 70 mil recrutas que entram nas Forças Armadas por ano sejam especialistas pela Defesa Civil, para que quando saírem, eles possam ser contratados pelas prefeituras, que a maioria não tem Defesa Civil", indicou. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais