Lula participa do desfile de 7 de Setembro com autoridades dos Três Poderes

Estiveram presentes, por exemplo, Geraldo Alckmin, Rodrigo Pacheco, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes

da Redação com Agência Brasil

Lula participa do desfile de 7 de Setembro com autoridades dos Três Poderes
Lula participa do desfile de 7 de setembro
REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou na manhã deste sábado do desfile cívico-militar de 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O chefe do Executivo chegou a bordo do Rolls-Royce presidencial e seguiu até a tribuna para autorizar o início do evento. 

Participaram também o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e a esposa, Lu Alckmin, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e os ministros da Corte Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zannin e Edson Fachin.

Ficaram na tribuna ainda os ministros Rui Costa, Ricardo Lewandovsky, José Múcio, Renan Filho, Silvio Costa Filho, Camilo Santana, Margareth Menezes, Luiz Marinho, Carlos Lupi, Wellington Dias, Nísia Trindade, Marcio França, Alexandre Silveira, Simone Tebet, Esther Dweck (que assumiu os Direitos Humanos interinamente), Juscelino Filho, Luciana Santos, Marina Silva, André Fufuca, Waldez Góes, Jáder Filho, André de Paula, Cida Gonçalves, Marcio Macêdo, Marcos Amaro, Alexandre Padilha, Laércio Portela, Jorge Messias, Vinicius Carvalho e Paulo Pimenta, além dos comandantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). 

Ausência de Anielle, Janja e Haddad

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que se pronunciou na noite de quinta-feira (6) após a demissão de Silvio Almeida da pasta dos Direitos Humanos, não compareceu ao desfile. Ela teria sido uma das vítimas de assédio sexual do ex-ministro e, em nota, pediu “direito à privacidade”. 

“Não é aceitável relativizar ou diminuir episódios de violência. Reconhecer a gravidade dessa prática e agir imediatamente é o procedimento correto, por isso ressalto a ação contundente do presidente Lula e agradeço a todas as manifestações de apoio e solidariedade que recebi”, disse Anielle no comunicado.

“Tentativas de culpabilizar, desqualificar, constranger, ou pressionar vítimas a falar em momentos de dor e vulnerabilidade também não cabem, pois só alimentam o ciclo de violência. Peço que respeitem meu espaço e meu direito à privacidade. Contribuirei com as apurações, sempre que acionada”, completou. 

A primeira-dama, Janja, também não esteve no evento. Após a divulgação das denúncias de assédio contra Silvio Almeida, ela declarou apoio a Anielle, de quem é amiga, com a publicação de uma foto nas redes sociais. Segundo a assessoria de imprensa, ela viajou a Doha, convidada pela xeica do Catar, Mozha bin Nasser al-Missned, para participar do 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques.

Outra ausência percebida no desfile foi a do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 

Sobre o desfile

O desfile deste ano teve como lema “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”. Estiveram presentes ainda atletas olímpicos que disputaram os jogos em Paris (e integram o programa Bolsa Atleta, do Governo Federal, e o programa Atletas de Alto Rendimento, coordenado pelo Ministério da Defesa) e estudantes de escolas públicas do Distrito Federal.

O evento foi organizado em três eixos temáticos: a presidência rotativa do Brasil do G20 e a Cúpula de chefes de Estado que será realizada em novembro, na cidade do Rio de Janeiro;  o apoio e esforços para a reconstrução do Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas de maio; e o aumento da proteção da população, em especial, das crianças, por meio das campanhas de vacinação e a ampliação dos serviços de atendimento primário em saúde, com a retomada do programa Mais Médicos.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais