O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Yamandú Orsi (Frente ampla, centro-esquerda) pela vitória no segundo turno das eleições do Uruguai, realizadas neste domingo (24).
A campanha do vencedor foi apoiada pelo ex-presidente Pepe Mujica. Orsi tem 57 anos, trabalhou como professor de história e foi governador de uma das regiões do Uruguai.
“Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito”, escreveu Lula.
“Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional”, completou o brasileiro.
Nas eleições legislativas, o partido de Orsi, o Frente Ampla, teve bons resultados e conquistou 16 das 30 cadeiras do Senado, além de 48 das 99 vagas na Câmara. A legenda volta a recuperar a cadeira presidencial que perdeu em 2020, após 15 anos no poder.
O presidente eleito já disse que não planeja mudanças radicais no país e prometeu uma renovação da esquerda com base no diálogo. As promessas eleitorais também foram focadas em políticas para o meio ambiente, pequenos produtores e inclusão social.