Lula parabeniza Donald Trump por vitória nas eleições nos EUA: 'Democracia é voz do povo'

Candidato Republicano derrotou Kamala Harris e voltará ao poder a partir de 2025

Da redação

Lula parabeniza Donald Trump por vitória nas eleições nos EUA: 'Democracia é voz do povo'
Lula parabenizou Donald Trump por vitória nos EUA
Reprodução/REUTERS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Donald Trump, que foi declarado vencedor das eleições presidenciais nos Estados Unidos nesta quarta-feira (6). Em publicação nas redes sociais, Lula citou que 'democracia é a voz do povo'. 

"Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada", afirmou. 

Lula também escreveu que deseja sucesso ao novo governo e que pretende trabalhar de forma conjunta com Trump. "O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo", escreveu. 

Donald Trump volta ao poder após 4 anos

Com a vitória contra Kamala Harris, Donald Trump fez história no partido ao se tornar o primeiro presidente republicano a retornar para um segundo mandato, quatro anos após perder a reeleição. Antes, o único a atingir a marca foi o democrata Grover Cleveland, ao se tornar o 24º presidente dos Estados Unidos (1893-1897).

Fortalecido, apesar dos processos aos quais foi submetido nos últimos anos e da suspeita de incentivar a invasão ao Capitólio, em tentativa de impedir a certificação de Biden, Trump assumirá com discursos considerados extremistas, a exemplo da radicalização contra imigrantes.

Trajetória de Donald Trump

Nascido em Nova York, Trump assumiu os negócios do pai e multiplicou a fortuna antes de ingressar na política. Em 2005, casou-se com Melania Knauss. Além do filho Barron, com a atual esposa, o presidente eleito tem outros quatro de casamentos anteriores: Donald Jr., Ivanka, Eric e Tiffany.

A primeira eleição veio em 2016. Embora tenha perdido por voto popular, Trump derrotou a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, quando conquistou a maioria dos delegados. Naquela ocasião, usou o slogan “Fazer a América grande novamente” ("Make America great again").

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais