Lula se reúne com papa Francisco no Vaticano: 'Boa conversa sobre paz no mundo'

Líderes devem conversar sobre a guerra na Ucrânia, paz, proposta por uma campanha mundial contra a desigualdade e mudança climática

Da Redação

Papa Francisco recebe o presidente Lula em audiência no Vaticano
Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o papa Francisco no Vaticano na manhã desta quarta-feira (21), pelo horário de Brasília. O político está na Itália para uma série de compromissos oficiais, entre eles com o presidente italiano Sergio Mattarella e a primeira-ministra Giorgia Meloni. 

“Agradeço o papa Francisco pela audiência no Vaticano e a boa conversa sobre a paz no mundo”, declarou o presidente. A visita ao pontífice faz parte da agenda que o petista cumpre na Europa.

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Na pauta do encontro, o presidente do Brasil e o líder da Igreja Católica conversaram sobre a guerra na Ucrânia, paz e reconciliação, a proposta por uma campanha mundial contra a desigualdade, o respeito às populações indígenas e mudanças climáticas. 

A primeira-dama Janja da Silva estava presente no encontro com o pontífice e entregou uma imagem da Nossa Senhora de Nazaré e convidou o papa Francisco para participar de uma das maiores festas católicas do mundo, o Círio de Nazaré, que acontece em outubro, em Belém, no Pará. 

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Segundo o Vaticano, o pontífice manifestou o apreço pelas boas relações entre o Brasil e a Santa Sé, destacando “a colaboração harmoniosa entre a Igreja e o Estado em prol da promoção dos valores morais e do bem comum”. 

O líder da Igreja Católica presenteou Lula com um presente feito na oficina do Vaticano que diz que "a paz é uma flor frágil". Já o brasileiro deu deu uma gravura do artista pernambucano J.F. Borges. 

Na live semanal, o petista informou que a iniciativa do encontro foi dele em forma de agradecimento. “O papa foi muito solidário a mim em todos os meus processos. Eu telefonei para ele, tomei a iniciativa, e disse que gostaria de ir à Roma fazer uma visita de agradecimento, inclusive, a tudo o que ele fez por mim enquanto eu estava na Polícia Federal”, declarou. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.