O presidente Lula (PT) disse que ainda não se decidiu se será candidato à reeleição em 2026. O mandatário afirmou que só pensará na eleição nos próximos anos e frisou que considera abrir espaço para uma nova geração.
“2026 eu vou deixar para pensar em 2026. Tem vários partidos que me apoiam, e eu vou discutir isso (reeleição) com muita sobriedade e seriedade”, afirmou ele em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional.
O presidente, que tem 79 anos, diz que não sente sua idade como um impedimento para exercer a presidência.
"Governar não é como praticar esportes. Não é o problema da juventude que vai resolver os problemas da governança. O que vai resolver o problema da governança é a competência do governante, o compromisso, a cabeça, a saúde", destacou.
Lula disse que “espera que não seja necessário” ele ser necessário, mas que o fará caso constate que será o único capaz de "enfrentar uma pessoa de extrema-direita".
“Se chegar na hora e os partidos entenderam que não há outro candidato para enfrentar uma pessoa de extrema-direita – que seja negacionista, que não acredita na medicina e na ciência, obviamente, estarei pronto para enfrentar”, expressou.