Desde sexta-feira um dos assuntos que não saí dos mais pesquisados nas redes sociais: a crise dos povos yanomami. Cerca de 30 mil pessoas da etnia yanomani vivem nos estados de Roraima e amazonas, território alvo do garimpo ilegal.
Os garimpeiros também dificultam que a ajuda externa chegue nas comunidades e muitas vezes atacam as pessoas que vivem lá. Casos de desnutrição e malária são muito comuns na população local, que sofre ainda com a falta de atendimento médico regular.
Lula na Argentina
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil criará as condições para financiar, por meio do BNDES, o projeto do gasoduto que deve levar gás natural da Patagônia (Argentina) para o Rio Grande do Sul. Segundo ele, há interesse dos empresários brasileiros, o que motiva a iniciativa entre os dois países.
Para o petista, existe interesse do empresariado brasileiro no gasoduto da bacia de Vaca Muerta e em outras demandas econômicas e financeiras da Argentina.
Alberto Fernández, presidente da Argentina, reforçou o interesse do país em receber apoio brasileiro para a construção do gasoduto. Além disso, o líder deixou claro que o país que governa precisa da eletricidade produzida em terras brasileiras.
Em discurso, Fernández disse que a conversa que teve com Lula, inicialmente, dedicou-se à “integração maior” entre os dois países. Depois, discutiram a forma como tornaram mais eficiente o Mercosul.