O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista americana Time, divulgada nesta quinta-feira (13). Autoridades como o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o chanceler alemão, Olaf Scholz também aparecem no ranking.
Na justificativa, o texto assinado por Al Gore, vice-presidente dos Estados Unidos durante o mandato de Bill Clinton (1993-2001(, cita Lula como defensor do meio ambiente e soluções climáticas. “O povo do Brasil escolheu um novo caminho ao eleger um campeão do clima”, destacou.
“Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo – renovando o compromisso do país com a democracia, justiça e equidade econômica. Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade”, diz o texto.
Segundo a publicação, Lula abriga uma das maravilhas naturais importantes do planeta, que é a floresta amazônica, que “depois de muitos anos de crescente desmatamento e incêndios florestais, a Amazônia está se transformando de um sumidouro de carbono em uma fonte líquida de emissões”.
O texto ainda diz que Lula prometeu proteger a Amazônia, como nos mandatos anteriores, quando reduziu o desmatamento em 72%. “Do combate à perda florestal à aceleração da transição para energia limpa no Brasil, a liderança do presidente Lula será fundamental nesta década decisiva para a ação climática”, finalizou.