Lula liga para Paes e Waguinho para apoiar Rio e Belford Roxo após chuvas

Temporal deixou 11 mortos no Rio de Janeiro e na Região Metropolitana; bombeiros procuram por uma pessoa que está desaparecida em Belford Roxo

Da Redação

Lula durante o programa 'Conversa com o Presidente', em 07 de novembro
Divulgação/Canal Gov

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou em contato com os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Belford Roxo, Wagner dos Santos Carneiro, e garantiu apoio do governo federal ao trabalho das prefeituras na Região Metropolitana do Rio. Pelo menos 11 pessoas morreram e uma está desaparecida após fortes chuvas.

“Acabei de receber ligação pessoal do presidente Lula colocando recursos federais à disposição da cidade do Rio. Já apresentei a ele os projetos que temos para a recuperação da bacia do rio Acari", disse Paes em uma rede social.

Segundo o Palácio do Planalto, no contato do presidente com os prefeitos do Rio e de Belford Roxo, Lula “garantiu todo o apoio do governo federal ao trabalho das prefeituras e assistência da população atingida pelas chuvas”.

Lula também conversou com os ministros Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), para acompanharem os trabalhos das equipes de assistência e de infraestrutura.

O ministro Waldez Góes deve viajar à região com uma equipe do governo para acompanhar a situação e encaminhar as medidas de auxílio aos afetados pelas chuvas.

Em nota, Waldez Góes informou que colocou a estrutura da Defesa Civil Nacional à disposição do município, tanto em termos de recursos quanto de pessoal.

“Estamos acompanhando de perto a situação do Rio de Janeiro e iremos fazer tudo o que for necessário para atender a população afetada", destaca o ministro Waldez Góes. “Estamos prontos para enviar uma equipe da Defesa Civil Nacional para dar apoio no atendimento à população afetada e nos procedimentos necessários para a solicitação de recursos federais”, completa.

Segundo Waldez Góes, o Governo Federal pode auxiliar com recursos para ações de assistência humanitária, como compra de alimentos e água potável, entre outros, e também para restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública destruída ou danificada pelo desastre.

“Não faltarão recursos federais para atendimento à cidade do Rio de Janeiro. Essa é uma determinação do presidente Lula para qualquer caso de desastre em nosso País”, afirma.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.