Lula lamenta morte de Gal Costa: 'O país perde uma das grandes vozes'

Presidente eleito pelo PT e amigo da cantora falou da relevância da artista para a cultura do Brasil; outros políticos também repercutiram o falecimento

Da redação

Lula lamenta morte de Gal Costa: 'O país perde uma das grandes vozes' Reprodução/Twitter/Ricardo Stuckert
Lula lamenta morte de Gal Costa: 'O país perde uma das grandes vozes'
Reprodução/Twitter/Ricardo Stuckert

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente eleito pelo PT neste ano, repercutiu a morte de Gal Costa pelas redes sociais. A artista faleceu nesta quarta-feira (9) aos 77 anos, de infarto fulminante. O político, amigo de Gal e voto declarado da cantora, falou pelo Twitter da importância dela para a música brasileira. 

“Gal Costa foi das maiores cantoras do mundo, das nossas principais artistas a levar o nome e os sons do Brasil para todo o planeta. Seu talento, técnica e ousadia enriqueceu e renovou nossa cultura, embalou e marcou a vida de milhões de brasileiros”, escreveu. 

Em seguida, ele prestou solidariedade aos familiares, amigos e fãs. “O país, que Gal Costa cantava para mostrar sua cara, hoje perde uma de suas grandes vozes. Mas o legado, a obra, a lembrança e as canções serão eternas como seu nome Gal. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e milhões de admiradores”, publicou. 

Gal era eleitora declarada de Lula desde 1989, quando o político se lançou nas eleições do mesmo ano. Um dos últimos registros de Gal, publicado nos stories do Instagram, mostra a cantora fazendo o gesto de ‘L’ com a mão, remetendo ao gesto da campanha de Lula nas eleições de 2022. 

Além de Lula, outros políticos também comentaram a morte de Gal. A ex-presidente Dilma Rousseff falou da importância de Gal para a música brasileira. “A morte de Gal Costa é um choque para todos nós. O Brasil perde hoje uma das maiores cantoras da nossa história. Ao longo de sua carreira, seu cantar foi expressão viva da cultura do povo brasileiro e marcou o país profundamente”, escreveu. 

“Ela fez de sua alegria e de seu charme um refúgio para dias luminosos e sombrios ao longo de cinco décadas. É uma gigante da MPB. Eu sinto imensamente a tristeza de ver essa grande estrela nos deixar justo agora, no instante em que recobramos a esperança de dias melhores”, lamentou. 

O senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, falou do legado que ela deixou para a música. “A nossa grandiosa Gal Costa nos deixou! A música e a arte dela fizeram parte de toda a minha vida e dos caminhos que trilhei. Gal deixou um legado incomparável e jamais sairá das nossas lembranças. Obrigado por tudo! Você é eterna!”, escreveu, também pelo Twitter. 

Marina Silva, deputada federal eleita neste ano, falou que Gal fez parte de momentos importantes da vida dela. “'O que você faz me ajuda a cantar'. Gal Costa foi a trilha sonora do meu romance, tem um significado especial pra mim. Com seu talento, colocou sorrisos em muitas caras e seu legado permanecerá fazendo isso. Que Deus console seus familiares e amigos nesse momento tão difícil”, lamentou. 

Jerônimo Rodrigues, governador eleito pela Bahia, estado em que Gal nasceu, lamentou a morte da artista. “A cultura, baiana e brasileira, está de luto! Com profunda tristeza, recebemos a notícia da morte de Gal Costa, uma das maiores artistas de todos os tempos. Dona de uma voz inigualável, Gal nos presenteou com a sua arte e se tornou um dos símbolos de resistência”, escreveu e continuou:

“Em tempos sombrios da nossa História, no passado e no presente. Suas interpretações farão, para sempre, parte da trilha sonora das nossas vidas. Gal Costa é eterna. Assim será a sua arte e o seu legado! Minha solidariedade aos familiares, amigos, fãs e à cultura nacional”. 

ACM Neto, candidato ao governo da Bahia derrotado nas urnas nestas eleições de 2022 e ex-prefeito de Salvador, cidade em que Gal nasceu, lamentou a morte. “Hoje o Brasil perdeu uma das maiores artistas de todos os tempos, a baiana Gal Costa. Com sua voz incomparável, Gal revolucionou a MPB e levou a cultura da Bahia para o mundo”, escreveu. 

“Em 2013, quando era prefeito, Gal Costa participou do Festival Virada e fez um show inesquecível, conseguindo contagiar a todos com sua energia forte e vibrante. Minha solidariedade aos familiares, amigos e fãs dessa grande artista”, relembrou. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais