O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia, nesta quarta-feira (17), a viagem para o Japão, onde será sediada a Cúpula do G7 entre 20 e 21 de maio. O petista representará o Brasil como convidado, já que o país não integra o seleto grupo das nações mais ricas do mundo.
O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália Japão e Reino Unido. A economia desses países é destacada pela forte industrialização e ótimos indicadores sociais.
Hoje, Lula embarca, às 9h, da Base Aérea de Brasília, com destino à Cidade do México. De lá, ele segue para Anchorage (Alasca), de onde parte para Hiroshima, no Japão, cidade que sediará o evento.
No mês passado, o líder brasileiro foi convidado pelo primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, para participar do evento. Esta será a primeira vez, desde 2009, que o Brasil comparecerá à reunião.
Vale lembrar que o G7 costuma receber líderes de outros países para ouvir perspectivas econômicas de quem não é membro. Em 2022, foram convidados pelas nações industrializadas a Argentina, Índia, África do Sul, Indonésia e Senegal.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), já está no Japão, onde prepara o terreno para a chegada de Lula ao país. O petista cumpriu agenda com a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, para discutir a reforma do Banco Mundial.